segunda-feira, outubro 22, 2007

Santiago

Fiquei muito curiosa com o lançamento de "Santiago", de João Moreira Salles. Depois de um certo tempo, decidi que não estava a fim de ver um filminho do patrão mandando no mordomo. Puro preconceito meu. Ainda bem que passou logo.
Dia desses, fui assistir. Fiquei incomodada com o público que ria nos momentos mais estranhos. Um público que parecia se sentir Joãozinho, o patrão.
Além disso, sai atordoada do cinema. O filme me sufocou muito. Muitissímo. Não só por ouvir um imaturo João Moreira Salles comandando Santiago, não só pela figura tão singular de Santiago, mas principalmente pela montagem, pela fotografia, por aquele enquadramento claustrofóbico (totalmente inspirado em Yasujiro Ozu).
E foi pela rigidez presente em tudo, a todo instante que eu quis sair correndo quando a sessão acabou. E é por isso também que eu posso dizer que Santiago, acima de meus preconceitos, é mais do que um filme. É uma aula.

Nenhum comentário: